As feridas na pele são problemas comuns na rotina clínica de pequenos animais que podem atingir estágios avançados com complicações decorrentes e longo prazo de tratamento.
São causadas por diversas causas como traumas, acidentes automobilísticos, brigas, entre outras; sendo as feridas por mordedura as mais comuns.
Tratamento:
O tratamento das feridas varia de acordo com sua classificação, entretanto, na rotina terapêutica tradicional faz – se o uso de antimicrobianos, associados com anti-inflamatórios, além da limpeza tópica da ferida.
Resistência microbiana
Com o aumento da resistência bacteriana aos antimicrobianos, é necessário que o Médico Veterinário busque tratamentos alternativos que sejam acessíveis ao proprietário e que contribuam de forma segura e eficiente para a recuperação do paciente.
Tratamentos Alternativos
Dentre esses tratamentos alternativos pode – se lançar mão do uso de açúcar, mel e própolis. O açúcar possui ação antimicrobiana devido ao seu efeito higroscópico, ação antiinflamatória, reduz edema, atrai células de defesa, principalmente, macrófagos para o ferimento, forma uma camada protetora de proteína, nutre células lesadas, diminui o odor exalado pela ferida e estimula a formação de tecido epitelial.
Assim como o açúcar, o mel possui efeito antimicrobiano, anti-inflamatório, sendo que seu efeito anti-inflamatório é devido ao seu efeito antioxidante. Sua aplicação leva a formação de peróxido de hidrogênio que associado ao pH ácido vão estimular a cicatrização.
O própolis possui ação antibacteriana associada ao alto teor de flavonoides; ação antifúngica devido a capacidade generalizada dos flavonoides para inibir germinação de esporos de patógenos; ação antiviral associada na atividade inibitória dos flavonoides sobre a replicação viral; anti-inflamatória, possuindo efeito direto sobre a regulação de células imunológicas; ação antioxidante, combatendo radicais livres; ação antitumoral, com ação citotóxica em células tumorais, ação anestésica e cicatrizante, pois acelera a epitelização e a divisão celular na cicatrização das feridas, previne e impede o desenvolvimento de processos inflamatórios.
Contudo, é indispensável a avaliação criteriosa do Médico Veterinário para que a escolha do tratamento seja coerente e a sua aplicação de forma correta. Além disso, é importante ressaltar ao proprietário que o tratamento de feridas exige uma conduta adequada e o tempo de recuperação poderá não corresponder às suas expectativas.